Muitas vezes ouvimos falar sobre leads, mas afinal, o que são eles e como podemos chamar a atenção dessas pessoas? Os leads são pessoas que já mostraram interesse em um produto ou serviço específico, ao contrário dos prospects, que ainda estão sendo abordados.
Todas as estratégias de marketing pretendem converter, e essa conversão pode ser medida por meio de métricas e relatórios automáticos fornecidos pelas plataformas de anúncio.
Não é fácil aumentar ou manter essas métricas em um nível alto, mas felizmente, existem algumas estratégias que podem ser aplicadas para melhorar os resultados.
As métricas são essenciais para quem realmente entende de marketing digital. É impossível gerenciar bem o marketing sem acompanhar seu desempenho. Por isso, os analistas estão sempre atentos ao Retorno Sobre Investimento (ROI), bem como à geração de leads e conversões.
Veja agora 7 maneiras de atrair mais leads para suas estratégias
1 – Ofereça algo de valor
O princípio da geração de leads é oferecer algo em troca do e-mail, celular ou forma de contato do usuário. A partir do momento em que a pessoa cadastra o e-mail em sua base de dados, ela se torna um lead. Para captar leads de qualidade, você precisa garantir que o usuário terá interesse em fazer a troca oferecendo um material com conteúdo de qualidade.
Ofereça algo de valor para o usuário gratuitamente. Esse conteúdo pode ser em forma de e-books, planilhas, guias, check-list, pequenos softwares, áudios, vídeos, etc. que pode ser oferecido no final de um artigo ou em um ponto estratégico do site.
Ao baixar o arquivo a pessoa deixa o e-mail e o contato, dessa forma a empresa cria uma base de dados com pessoas que têm interesse em seus produtos/serviços. É mais fácil vender para pessoas que já demonstraram interesse, daí a importância dos leads.
2 – Mantenha seu blog movimentado
O blog deve precisa ser atualizado e alimentado com frequência. Quando as páginas são abandonadas, tanto as pessoas quanto os algoritmos acabam esquecendo delas, fazendo com que seu blog deixe de aparecer nas pesquisas. Isso significa que você perderá a chance de alcançar novos leitores e seus leads existentes ficarão desinteressados.
Portanto, é importante garantir uma publicação frequente de conteúdo relevante e valioso. Tente publicar um novo artigo a cada 1 ou 3 dias, ou, no máximo, uma vez por semana.
Ao produzir consistentemente conteúdo de qualidade, você não apenas atrai leads, mas também fideliza sua audiência e mantém a presença digital da sua marca. Além disso, você estará fortalecendo a estratégia de inbound marketing da sua empresa.
O inbound marketing é uma ótima forma de captar leads, pois a criação de conteúdo relevante e gratuito ajuda a estabelecer e manter a autoridade da sua marca.
3 – Cuide das mídias sociais
As redes sociais têm um poder incrível para chamar a atenção dos usuários. É importante aproveitar essa ferramenta gratuita para atrair mais leads. Cuidar das redes sociais não se resume apenas a fazer postagens de qualidade e frequentes, mas também envolve interagir com os usuários através de chats, comentários, caixinhas de perguntas, enquetes, etc.
É essencial responder aos comentários e mensagens diretas, fazer perguntas e enquetes, e pedir a opinião das pessoas. Quanto mais próximo você estiver do usuário, maior será a confiança que ele terá na sua marca.
Através desse contato, você pode gerar leads constantemente, já que desperta interesse em cada novo visitante do seu perfil.
4 – Faça Lives
As transmissões ao vivo são ótimas para despertar imediatamente o interesse das pessoas. Compartilhe o anúncio de uma transmissão ao vivo alguns dias antes nas suas redes sociais e veja como o interesse do público aumenta.
As lives utilizam o gatilho mental da urgência, já que são vídeos que estão acontecendo naquele exato momento. Quem não assistir na hora terá que esperar pela versão gravada e, se ela não for disponibilizada, pode perder a oportunidade de assistir para sempre.
Se você oferecer benefícios exclusivos para aqueles que assistem às suas transmissões ao vivo, será ainda melhor. Faça sorteios de brindes, envie códigos promocionais pelo chat durante a transmissão ou compartilhe conteúdos temporários que não estarão disponíveis para sempre.
5 – Investir em SEO
O SEO é uma das melhores formas de atrair mais leads para suas estratégias. Trata-se de um conjunto de métricas a serem seguidas para melhorar o posicionamento do seu site nas buscas que os usuários fazem na internet.
Para otimizar os seus artigos para os mecanismos de buscas é necessário pesquisar por palavras-chave, posicioná-las e repeti-las em pontos estratégicos do texto. O WordPress, por exemplo, já analisa a qualidade do seu SEO enquanto você monta a postagem. Outras ferramentas também possuem essa função, mas é importante estudar e entender quais são essas regrinhas e utilizar as ferramentas apenas como revisão.
Quanto mais adequadas estiverem os seus conteúdos a essas métricas, melhor será o posicionamento das suas páginas no Google. Isso faz com que seu site receba mais visitas, ganhe mais visibilidade e consiga atrair mais leads.
Quanto mais as pessoas permanecem no seu blog, mais os algoritmos entendem que o seu conteúdo é relevante e passa a entregá-lo a mais pessoas que realizam buscas semelhantes. O contrário também acontece. Se as pessoas saem muito rapidamente da sua página, a chamada taxa de rejeição aumenta e o seu blog passa a ser cada vez menos exibido.
Estando bem ranqueado e com conteúdo de qualidade como sugerimos no segundo tópico, as pessoas que chegarem ao seu site/blog se tornarão leads. Vale lembrar que um visitante não é um lead, ele precisa se tornar. E para se tornar, ele precisa ter interesse em você, na sua marca, produto ou serviço.
6 – Invista em tráfego pago
O tráfego pago é a maneira mais rápida de disseminar o conteúdo pela internet. Diferentemente do crescimento orgânico que consiste em um trabalho de formiguinha, quando impulsionada a propaganda chega muito mais longe, em muito menos tempo dá muito mais resultado.
Mas novamente, precisa ser uma boa oferta. Do contrário, nem 1 milhão de reais dará resultado.
Por isso invista nos links patrocinados e anúncios em diversas plataformas para aumentar as chances de ser encontrado. Comece investindo pouco, faça testes com cada propaganda, analise as métricas e vá investindo cada vez mais nas que dão resultado
7 – Crie e siga uma persona
A persona representa o seu cliente real. Ela é um perfil detalhado, com nome, idade, características, costumes, gostos, necessidades e anseios do seu público-alvo.
O seu produto existe para resolver uma dor. As pessoas com essa dor são o seu público-alvo. Criar uma persona te ajuda a segmentar melhor o seu conteúdo para atrair quem realmente tem interesse na sua marca.
Analise todas as pessoas que compram e as que possuem as dores que o seu produto/serviço resolve e monte perfil ilustrativos representando as principais características do seu público. Por exemplo: Você vende produtos diet. Consequentemente os seus clientes serão diabéticos, pessoas em processo de emagrecimento ou as que priorizam um estilo de vida mais saudável.
Analisando essas pessoas você verá padrões em suas características, desejos, necessidade e até mesmo fala. Dessa forma podemos criar diversas personas como nesse exemplo: A Maria tem 50 anos, é diabética e compra os diets porque não consegue ficar sem comer doce. O João tem 33 anos, leva uma vida fitness e sabe que o açúcar é um veneno. E também a Irene, com 32 anos e está em processo de emagrecimento; por isso, tem um máximo de calorias que pode ingerir no dia e opta pelos alimentos diets.
Você padroniza as personalidades, mas NUNCA cria. Se você inventa a sua persona, todas as suas estratégias de marketing podem (e provavelmente vão) por água abaixo, pois não estão baseadas em pessoas reais, nem no seu público.
Depois da persona criada, todas as suas estratégias serão faladas diretamente com cada uma. Uma dica bem legal é usar gírias e palavreados específicos do seu público para criar proximidade e aumentar o engajamento.
Conclusão
Produzir conteúdo de qualidade para a web é a melhor maneira de atrair leads. Recomendamos investir em um departamento de marketing profissional em sua empresa ou, se necessário, terceirizar para uma agência. No entanto, nunca deixe de se comunicar de forma clara e com propósito.
Lembre-se de que os leads são pessoas antes de tudo. Ao pensar nos seus clientes como seres humanos, fica mais fácil oferecer produtos e conteúdo de qualidade.
Sempre se pergunte: “O que eu gostaria de ler?” ou “Que tipo de produto eu gostaria de receber?”. Ter uma base sólida e fiel de leads é o objetivo máximo de qualquer empresa. Atraia pessoas com um propósito, seja autêntico e, assim, terá muito sucesso.
Se você estiver enfrentando dificuldades para melhorar a geração de leads, a 23A Digital está aqui para ajudar. Fale com nossos especialistas e veja sua geração de leads aumentar.