O fluxo do caixa do seu negócio não está nos melhores cenários? Apesar de isso ser normal num momento de crises econômicas empresariais, existem algumas estratégias que permitem você saber como aumentar as vendas de uma empresa.
Independentemente da situação do país, gerar lucro costuma ser um dos mais importantes desafios do empreendedor. Afinal de contas, é um processo complexo e exige investimento de tempo, dinheiro e esforço por parte da empresa. Além de uma boa administração, é claro.
Se todo o processo de gestão do negócio e a precificação do produto ou serviço está correta, é possível concluir que quanto mais vendas maior será o lucro da empresa, correto?
Portanto, se você quer saber como aumentar as vendas de uma empresa e, consequentemente, conquistar maior lucro, confira esse conteúdo exclusivo que preparamos com algumas estratégias e dicas práticas para alavancar o seu negócio. Confira!
Divulgue sua empresa na Internet
Uma empresa que não busca continuamente em se atualizar pode perder notoriedade e espaço no mercado. Afinal, para conseguir bons resultados e superar os concorrentes, é preciso compreender, entre muitas coisas, quais são as mudanças no comportamento do consumidor.
Uma das mais notáveis dos últimos anos, foi a adesão de canais virtuais para comprar, vender e anunciar produtos e serviços. Segundo uma reportagem do Estadão, em 2021 o e-commerce brasileiro obteve um recorde de vendas. Foram mais de R$ 161 bilhões de faturamento, significando um aumento de 26,9% em relação ao ano anterior.
Crie um Website
Ter um site é praticamente obrigatório para qualquer comércio ou prestador de serviço. É através dele que você vai passar mais segurança ao público.
No website o consumidor poderá encontrar informações sobre a sua empresa. No site, você pode compartilhar com o público o que a sua empresa faz, quais são os propósitos da marca, quem são seus clientes e até os meios para entrar em contato com o seu negócio.
Anuncie com Fotos e informações de maneira clara e objetiva
Uma das maneiras para quem quer saber como aumentar as vendas de uma empresa através do site, é apostando em anúncios que passem a informação de maneira simples e efetiva.
Assim, o público pode compreender facilmente a mensagem que o anúncio quer passar.
Otimizada para celular
Atualmente o celular já é o meio mais utilizado para acessar a internet. Conforme apresenta uma reportagem do G1, 99% das pessoas que acessam a internet no Brasil, preferem utilizar o smartphone.
Ou seja, se você deseja que o seu site gere bons resultados nos anúncios e que tenha uma boa colocação nas páginas do Google, faça uma versão dele otimizada para celular.
Seu site precisa ser atrativo
Pense no seu site como se fosse a imagem da sua empresa no mundo digital. Assim como você faria com a sua loja ou sede, é importante que o seu site também seja bem cuidado.
Existem diversas formas de tornar um site atrativo, algumas delas são:
- deixe as principais informações no canto superior esquerdo, é ali que as pessoas olham primeiro;
- comunique de forma rápida e clara o que a sua empresa faz;
- utilize de imagens e textos bem pensados e elaborados para conversar com o seu público;
- ofereça formas do usuário entrar em contato com a sua empresa.
Gere tráfego
Quando estamos montando uma loja física é muito comum buscarmos locais com maior circulação de pessoas, certo? Afinal de contas, quanto mais gente ver a nossa loja, maiores são as chances de alguém entrar nela.
O mesmo acontece com o site. De nada adianta montar um site com informações claras, otimizado para o celular e atrativo se ninguém visitá-lo.
Somente assim, os esforços de divulgação poderão se transformar em estratégias de como aumentar as vendas de uma empresa.
Se este é o seu objetivo, confira a seguir as principais maneiras de gerar tráfego para o seu site.
Divulgar no Google
O Google é principal plataforma de pesquisa do mundo. Segundo uma pesquisa realizada pela Internet Live Stats, são realizadas cerca de 3,5 bilhões de pesquisas por dia no Google. Ou seja, é uma plataforma que está presente na vida diária da maioria da população mundial. O que a torna um grande canal de divulgação.
É no Google que buscamos onde ir, o que fazer e o que comprar. Portanto, anunciar com o Google pode ser determinante para transformar uma simples pesquisa em um potencial cliente.
Google Ads
O Google Ads é a ferramenta que serve para produzir e gerenciar as campanhas do Google. Seu uso é muito importante para quem deseja conquistar os melhores resultados possíveis.
Sendo assim, é indicado que as campanhas sejam feitas e monitoradas por especialistas na área.
Google Meu Negócio
Sabe quando você vê o “perfil” de uma empresa no Google? Que mostra a localização, fotos, telefone, endereço, horário de funcionamento, avaliações, etc.? Então, é para isso que o Google Meu Negócio Serve.
Ele é uma ferramenta muito importante para as empresas atualmente. É através dele que o público consegue encontrar o perfil da empresa nas próprias plataformas do Google (como Maps, por exemplo).
Ou seja, é essencial para quem deseja saber como aumentar as vendas de uma empresa de maneira online.
Crie um canal no Youtube
Outra plataforma que os anúncios são geridos pelo Google Ads é o YouTube, o segundo site mais acessado do mundo. Portanto, um grande canal para impactar praticamente qualquer tipo de pessoa.
Os anúncios lá podem ser feitos tanto em formato de vídeo, apresentado antes de começar o vídeo principal, ou como “banners” espalhados pelas páginas.
Google Shopping
Está é outra ferramenta muito útil e importante para quem deseja saber como aumentar as vendas de uma empresa. Com ela, o empreendedor pode vincular os produtos do seu e-commerce para aparecerem diretamente na página de pesquisa do Google.
Anunciando no Facebook
Apesar de muita gente afirmar que está ultrapassado ou que ninguém mais utiliza, o Facebook ainda é a rede social mais utilizada no mundo. São mais de 1,9 bilhão de usuários diários e uma ótima plataforma de divulgação.
Página do Facebook
Antes de tudo é importante ter uma página no Facebook. Ela vai servir para que os usuários te encontrem e também para que você possa gerenciar as campanhas patrocinadas que falaremos mais a frente.
Grupos no Facebook
Se tem uma função do Facebook que não perdeu forças foram os grupos. Eles continuam firmes e fortes e contam com um grande número de adeptos.
Existem grupos de diversos assuntos e interesses. Ou seja, são ótimas plataformas para que as empresas consigam conversar exatamente com o seu público alvo.
Campanhas patrocinadas
Apesar de as páginas e grupos serem bons canais de divulgação, é através das campanhas patrocinadas que o seu negócio conquistará maior visibilidade.
Afinal de contas, de uns anos para cá, o Facebook passou a reduzir o alcance de páginas que não investem monetariamente na divulgação do seu negócio. Mas o lado bom de realizar esse investimento em divulgação, é que você pode escolher exatamente que tipo de pessoa vai ver o seu anúncio.
Por exemplo, digamos você analisou que o seu público alvo são jovens de 18 a 20 anos, que gostam de futebol, rock’n roll e moram em São Paulo.
Através das campanhas patrocinadas do Facebook, você pode divulgar o seu anúncio exatamente para as pessoas que se enquadram nessas características.
Divulgue no Instagram
Pertencente ao Facebook, o Instagram também é uma ótima plataforma para divulgar o seu negócio. Confira abaixo como.
Crie um perfil profissional no Instagram
O perfil profissional do Instagram é primordial para as empresas e profissionais que queiram divulgar o seu negócio.
Além de possibilitar que você mostre ao público qual é o seu segmento, contato, endereço, entre outros. O perfil profissional do Instagram também apresenta dados e insights sobre os seus seguidores e seus conteúdos.
Utilize Hashtags
Seja qual for o segmento do seu negócio, existe alguma hashtag que você possa utilizar para divulgar organicamente a sua marca. Pesquise quais são as opções mais utilizadas para o seu negócio e coloque junto com todas as publicações que fizer.
Campanhas patrocinadas
Assim como acontece no Facebook, o Instagram também prioriza a divulgação de contas e publicações que investem dinheiro nos anúncios.
O segredo é, além de divulgar para o público alvo desejado, utilizar os diversos formatos que a plataforma permite, como, por exemplo: carrossel, post único, story, reels, etc.
Desenvolva o setor comercial
A equipe de vendas é uma das chaves do sucesso da empresa, pois é através dela que se conquista o mercado e obtém rentabilidade. Veja algumas dicas que podem ajudar:
- realize treinamentos periódicos;
- utilize ferramentas para auxiliar seu time comercial;
- CRM pode ser uma excelente ferramenta;
- analise os resultados.
Gere valor ao seu produto ou serviço
Você já parou para pensar do porquê compra certa marca ao invés da outra? Mesmo que ambas ofereçam praticamente o mesmo produto ou serviço?
Talvez isso aconteça pelo fato de que uma delas consegue gerar valor ao que está entregando. Ou seja, não entrega apenas um produto ou um serviço, mas uma experiência, um “algo a mais”.
E é isso que você deve fazer no seu negócio. Encontre a característica que a sua empresa se destaca em frente aos concorrentes e utilize este atributo para conquistar mais clientes.
Case Obabox
Um case de sucesso que vamos apresentar aqui para ilustrar o que é gerar valor para a sua marca é o da Obabox. Uma empresa que vende utensílios para a casa a fim facilitar o dia a dia dos consumidores.
A partir do momento em que a empresa decidiu expandir os seus negócios, compreendeu precisar gerar valor aos seus produtos.
Foi então que apostaram numa boa experiência de usuário para se destacarem. Investiram numa melhora do atendimento ao cliente e assim, conquistaram bons resultados.
Conheça o perfil do seu “cliente ideal”
Provavelmente você quer conquistar o maior número de vendas possível, certo? Mas para isso, é preciso focar no “cliente ideal”, ou seja, aquela pessoa que “encaixa” perfeitamente no que a sua marca quer passar. Esse perfil é chamado de “persona” no marketing.
Portanto, trace quem seria esse tipo de pessoa. Quais são suas características e até quais são seus gostos pessoais. Isso dará um panorama maior sobre quais ações de venda tomar.
Otimiza o tempo do seu time
Ao ter essa noção mais clara de quem é o seu “cliente ideal”, você poderá economizar tempo e esforço para conquistar mais vendas. Afinal de contas o “cliente ideal” tem maiores chances de adquirir o seu produto ou serviço.
Venda qualificada é mais dinheiro no caixa
Lembra no começo do texto quando falamos que, se tudo tiver certo, mais vendas é igual a mais lucro? É disso que estamos falando.
Considerações finais
Na verdade, não há apenas uma fórmula secreta para o sucesso que possa elevar os resultados magicamente. O que existe são estratégias, que se aplicadas de forma consistente podem ajudar a capitalizar suas vendas.
Essas táticas funcionam bem em B2C e B2B. Certamente é aconselhável seguir este caminho para aumentar as vendas dos seus produtos ou serviços, e ter uma boa receita.
Então, gostou do post de hoje sobre como melhorar as vendas do seu negócio? Entre em contato com a 23A para utilizar dessas estrategias e outras em sua empresa