Cada vez mais empreendedores estão a descobrir que as equipas internas fazem uma grande diferença competitiva em qualquer negócio.
Assim, é importante mantê-las motivadas, informadas e comprometidas com os resultados. E o endomarketing desempenha um papel crucial neste processo.
No artigo de hoje, irás compreender o que é o endomarketing para a tua empresa, as suas vantagens e como o aplicar de forma eficiente.
Vamos lá!
O que é endomarketing?
O endomarketing consiste em estratégias de marketing com foco no ambiente interno da empresa, dirigidas aos colaboradores. O objetivo é envolver a equipa e mantê-la conectada à empresa em que trabalha. Como consequência, busca-se reduzir a rotatividade de pessoal e melhorar a produtividade.
Veja mais vantagens do Endomarketing
Pois, bem! O aspecto econômico é certamente um dos mais importantes, mas não único: é apenas uma das muitas vantagens de implementar. Confira a seguir, alguns dos benefícios do marketing interno:
1. Orientação para o cliente
Todas as pessoas envolvidas na empresa estarão atentas ao princípio da orientação para o cliente, ou seja, o foco da empresa está direcionado para ele, buscando proporcionar um serviço de excelência.
2. Melhores relacionamentos interpessoais
Com as estratégias de endomarketing, obviamente, as relações internas entre colegas e diferentes áreas da empresa também melhorarão, visto que se criou um ambiente de negócios diferente. As pessoas sentem-se mais satisfeitas, proativas e motivadas em seu trabalho.
3. Aumenta a produtividade do time
Como resultado do exposto, a consequência direta é o aumento da produtividade: não se perde tempo com problemas desnecessários, como discussões sobre projetos já aprovados ou ideias discutidas na hora errada.
É possível trabalhar com maior eficiência e, consequentemente, alcançar alta rentabilidade nos negócios.
4. Maior satisfação do cliente
A satisfação dos funcionários equivale à satisfação do cliente final. Portanto, é necessário considerá-los como clientes internos, aos quais podemos oferecer serviços (treinamentos, benefícios) com o mesmo foco na prestação de serviços externos.
Saiba como iniciar o Endomarketing
Dados os benefícios, é hora de ver algumas dicas de como implementar com eficácia uma estratégia de marketing interno. Veja alguns passos importantes
#Importante - Faça com que todos participem
Qual é o resultado que deseja obter com a sua estratégia de marketing interno? Pense na sua meta e planeie as etapas para alcançá-la. Alguns objetivos comuns incluem:
- Aumentar o envolvimento da equipa;
- Desenvolver conhecimento do produto / serviço / marca;
- Aumentar a lealdade dos funcionários;
- Reduzir a rotatividade de pessoal;
- Aumentar a satisfação do cliente;
- Aumentar as vendas.
O objetivo das suas campanhas de marketing interno afeta as estratégias que irá utilizar. Por exemplo: O objetivo de aumentar a lealdade dos funcionários não terá o mesmo processo do objetivo de aumentar as vendas. Ambos requerem atividades diferentes para alcançá-los.
Qual o público foco?
Sabemos que o marketing interno tem como foco as pessoas que trabalham na sua empresa. Mas ainda precisamos ser mais específicos sobre quem precisa receber comunicações de marketing interno para atingir os seus objetivos.
Por exemplo: Se a sua meta é melhorar o suporte ao cliente, pode priorizar mensagens para os agentes de suporte. No entanto, se for para melhorar o envolvimento dos funcionários ou reduzir a rotatividade, pode definir que o seu público seja toda a empresa.
Crie conteúdo para seu time
Assim que soubermos quem é nosso alvo e o objetivo final, podemos elaborar as mensagens que podem ajudar a alcançá-los.
Para isso, faça uma lista sobre o que deseja comunicar internamente (Você pode agendar no calendário, marcando datas importantes para o seu negócio).
Mas se você não tem novidades para anunciar, pense no conteúdo que sua equipe gostaria de ler e relacione com o seu objetivo.
Utilize táticas de comunicação interna
Mas como comunicar uma mensagem internamente? É improvável que você use os mesmos canais para as mensagens externas e internas.
Alguns canais perfeitos para a comunicação interna são:
- Boletim informativo por e-mail;
- Grupos LinkedIn ou Facebook, WhatsApp, etc
Também precisará pensar sobre a frequência de suas mensagens de endomarketing. Pode ser uma vez por mês ou um trimestre, uma frequência suficiente para mantê-los atualizados.
Analise os resultados
Assim como qualquer outra campanha voltada para o cliente, você precisa determinar como relatar os resultados de marketing interno, vinculando o objetivo do seu empreendimento.
Compare ações em períodos diferentes.
Exemplo. Compara trimestralmente dados como:
- Rotatividade de colaboradores
- Pesquisas de satisfação interna
- Analisar resultados em relatórios de tarefas internas
- Analisar engajamento do time comparando períodos
- Feedback com seu cliente sobre suporte recebido pelo seu time
Considerações finais
Não importa em qual setor o seu empreendimento esteja, os funcionários são os seus melhores ativos. Sem eles, não conseguiria atender os seus clientes e gerar receita.
Uma estratégia de endomarketing é a melhor maneira de construir um relacionamento, com o objetivo de aumentar o envolvimento e ter um impacto positivo nos seus clientes.
Então, gostou do post de hoje sobre a importância do endomarketing para a sua empresa? Compartilhe este post nas suas redes sociais. Até à próxima.