Inbound Marketing é como a própria tradução sugere, um marketing de entrada. Esta estratégia consiste em oferecer informações, dicas e aulas às pessoas com o objetivo de ajudá-las a solucionar algum problema relacionado com o produto/serviço que desejam vender.
Desta forma, uma marca de maquilhagem, por exemplo, que deseja vender os seus produtos não os anuncia diretamente, mas sim partilha diariamente dicas de como usar os produtos, ensina técnicas, revela segredos sobre o mundo da maquilhagem, etc. Esta troca mais humana atrai as pessoas e fideliza-as como clientes.
Diferente do marketing comum que ‘’corre’’ atrás dos clientes, o marketing de entrada atrai as pessoas pelo fato de oferecer conteúdo relevante e gratuito e na hora que eles precisam, gerando gratidão.
A estratégia de distribuir conteúdo útil à audiência é utilizada para aumentar a relevância de uma marca, que passa a ganhar a confiança e fidelidade do seu público-alvo.
Neste artigo vai entender o que é Inbound Marketing, como ele funciona e como colocá-lo em prática na sua marca.
O que é Inbound Marketing?
As pessoas mudaram, estão cada vez mais informadas e exigentes. A tradicional ‘’empurroterapia’’ utilizada por muitos anos em PDV (ponto de venda) não só não funciona mais, como faz com que as pessoas fujam.
Existem diversas empresas a oferecer produtos semelhantes por preços semelhantes, por isso é importante destacar-se. Pense sempre por que motivo as pessoas devem comprar de si e não do concorrente?
As marcas e empresas estão a entender que os clientes são pessoas, e as pessoas têm sentimentos. Ninguém quer saber o quanto a sua empresa é incrível e há quantos anos ela está no mercado, se o seu produto/serviço não resolve algum problema delas, ele não é relevante e você não vende. Ponto.
As pessoas procuram empatia, querem ser compreendidas, querem comprar algo sabendo que aquilo resolverá uma dor delas, e não apenas para ajudar o vendedor atingir a sua meta. Os conteúdos que a empresa divulga faz com que elas se sintam compreendidas, percebe a preocupação da marca em ajudá-las, oferece-lhes conhecimento e isso faz a diferença nas vendas.
Hoje, as empresas que fazem mais sucesso são as que investem em Inbound marketing e não se trata de mágica. Acredite no poder de aulas gratuitas, de dicas, de tutoriais, materiais em áudio, pois essa entrega gera reciprocidade por parte da audiência que ao precisar de um item que você vende, não comprará de nenhum outro concorrente pois confia em você.
Passo a passo para fazer Inbound Marketing
Agora que entendeu o que é e qual a importância do marketing de conteúdo, está na hora de colocar a mão na massa e produzir material de qualidade para a sua audiência.
Entender o processo de compra
Primeiro, é necessário saber que existe algo chamado Funil de Vendas.
Este representa o processo de compra de um cliente.
Quando o utilizador entra no funil, ele ainda está frio, no topo desse funil.
Conforme se vai lapidando o utilizador, ele aquece e torna-se um potencial cliente, até chegar o momento certo de fazer a oferta para a venda.
Se respeitar esse processo, as chances de vender são muito maiores do que se oferecesse o seu produto ou serviço para todo o mundo.
Definir uma persona
A persona representa o seu cliente ideal. Aquele que mais compra de si, e que tem mais chances de comprar.
É a persona que vai guiar as suas ações de marketing digital e definir qual o caminho e abordagem que deve seguir.
Por exemplo, não vai oferecer cerveja para alguém que ama café, pois, apesar de existir uma possibilidade de essa pessoa também gostar de cerveja, há 100% de certeza de que ela se vai interessar pelo café.
Isso chama-se segmentação. Oferecer a coisa certa para a pessoa certa.
Criar um blog
A criação de um blog é uma etapa essencial do Inbound Marketing. É ele que vai atrair a sua persona para consumir o seu conteúdo.
Afinal, é no blog que se pode colocar os conteúdos mais ricos, importantes e com maior valor agregado.
Além disso, se o blog for bem otimizado para os mecanismos de pesquisa, existe uma alta chance de que ele seja descoberto por cada vez mais pessoas.
Isso também aumenta a visibilidade da sua marca, o que gera confiança e, consequentemente, aumenta as suas vendas.
Criar um blog
Além do blog, é importante manter um perfil ativo e movimentado nas redes sociais.
Isso porque é muito mais fácil divulgar a sua marca através destes canais, do que esperar que a sua persona encontre o seu blog sempre que precisar.
Nas redes sociais, você conversa diretamente com seu público e pode interagir num nível de maior proximidade.
Faça publicações frequentes, responda a comentários, tire dúvidas e, se possível, preste todo o tipo de atendimento através das redes sociais.
Os utilizadores gostam muito desta liberdade e proximidade com as marcas.
Fazendo isto, aumenta as chances de ser descoberto e ainda cuida do seu Inbound Marketing.
Alimentar as suas redes sociais
Além do blog, é importante manter um perfil ativo e movimentado nas redes sociais.
Isso porque é muito mais fácil divulgar a sua marca através destes canais, do que esperar que a sua persona encontre o seu blog sempre que precisar.
Nas redes sociais, você conversa diretamente com seu público e pode interagir num nível de maior proximidade.
Faça publicações frequentes, responda a comentários, tire dúvidas e, se possível, preste todo o tipo de atendimento através das redes sociais.
Os utilizadores gostam muito desta liberdade e proximidade com as marcas.
Fazendo isto, aumenta as chances de ser descoberto e ainda cuida do seu Inbound Marketing.
Invista em tráfego pago
Espera lá, mas isso é totalmente o contrário do Inbound Marketing! Calma, vamos explicar!
A melhor estratégia de marketing digital é a que não se apoia somente numa perna, pois qualquer tropeço pode derrubar toda a empresa. Assim sendo, manter um marketing diversificado é a melhor coisa a se fazer.
Fazer Inbound Marketing é extremamente importante e recomendado, mas você também precisa garantir retorno rápido para manter os negócios a ter lucro.
Uma ótima forma de equilibrar as coisas são os links patrocinados. Eles são anúncios que aparecem em pesquisas e também nas redes sociais, e que podem levar um utilizador diretamente a uma página de vendas.
E, caso esteja a pensar que seria melhor fazer somente os links patrocinados, saiba que eles não seguram a autoridade de nenhuma empresa. É por isso que o inbound marketing é indispensável.
A principal base para essa estratégia é ter sempre em mente que o seu cliente é um ser humano, que tem necessidades, expectativas e sentimentos. Toda a sua comunicação, ofertas, promoções, etc devem ser pensadas em ajudar o seu público-alvo e não somente em vender. Primeiro dá, e depois recebe. Recebe a venda, a autoridade e a gratidão.
Seguindo essas regras e princípios básicos do inbound marketing, a sua marca crescerá muito mais rapidamente e de forma consistente. Esqueça a ideia de empurrar os produtos para as pessoas e as ofertas repetitivas baseadas apenas na promoção porque isso já não funciona mais.
É preciso evoluir as técnicas com o mercado para poder permanecer no mercado e em constante crescimento e para isso o inbound marketing está aqui para o ajudar.