Você conhece o termo Outbound Marketing, não é? Provavelmente, em algum momento, você já deve ter se deparado com uma propaganda de tal estratégia.
Outbound é uma estratégia de marketing proativa e disruptiva projetada para atingir o público-alvo. Em essência, se opõe ao inbound marketing e se concentra em atrair um alvo mais segmentado.
Confira no post de hoje, todos os detalhes do Outbound Marketing e como ele pode ajudar o seu negócio.
O que é Outbound Marketing ?
Outbound Marketing (que literalmente significa marketing de saída) é uma estratégia de vendas, em que a empresa realiza ações de abordagem a um público-alvo de maneira proativa. Ou seja, quando a prospeção parte da empresa.
Exemplos de Outbound Marketing
- Ligações para empresas e clientes em potencial
- Disparos de e-mails com intuito de venda para leads que não estão na base de clientes.
- Anúncios no Youtube, Redes Sociais e Google.
- espaço publicitário em jornais;
- comerciais de televisão;
- comerciais de rádio;
- panfletos;
- cartazes;
- marketing por e-mail;
- exibir publicidade em sites (banners).
Os pontos fortes do Outbound
A capacidade de alcançar clientes “inesperados”: Principalmente durante as fases de execução de um arranque, o envio de e-mails ou chamadas telefónicas para um destinatário desconhecido pode trazer bons resultados, nomeadamente a aquisição de novos clientes.
A coleta de informações: Chamadas telefônicas frias (chamadas não solicitadas, assim chamadas por serem feitas para pessoas que nunca foram vistas ou ouvidas antes, portanto “frias”), podem ser um método eficaz para gerar vendas, pelo menos num primeiro momento, pois permitem informações relativas aos clientes de produtos e serviços.
O escopo offline: Folhetos, outdoors, pôsteres não requerem necessariamente suporte digital e ainda são amplamente utilizados. O mesmo vale para TV e rádio. É verdade que já não é possível viver sem Internet, mas existem contextos, como os negócios locais, em que o contacto “offline” com o potencial cliente ainda tem um efeito notável.
Os pontos fracos do Outbound Marketing
No entanto, pontos fracos desta estratégia existem, confira alguns deles a seguir:
Custos maiores: Imprimir flyers, outdoors, banners, jornais tem um preço muito alto se compararmos com a mídia digital. A mesma coisa se você pensar em transmitir um comercial na TV ou no rádio.
Dificuldade em rastrear o ROI: Com o Outbound Marketing é particularmente difícil calcular o retorno do investimento das atividades de marketing que são realizadas, precisamente devido à falta de rastreabilidade direta da resposta do usuário.
A interrupção: Interromper o dia a dia do cliente potencial, seja por meio de um banner ou por meio de uma ligação, é sempre visto como um incômodo tanto online quanto offline.
Prospecção de clientes gera resultado?
A prospecção de clientes é a etapa inicial do funil de vendas, que consiste em contactar possíveis clientes através de uma lista de leads pré-qualificados pelo time de inteligência comercial ou de SDRs. Esses últimos também assumem o processo de entrar em contato ainda dentro da etapa de prospecção.
Os leads que foram pré-qualificados, passaram por filtros conhecido como pré-qualificação e ao atingirem a essa etapa, podem ser prospectados.
Por isso, um processo de prospecção de clientes eficiente é algo vital para que qualquer empresa gere resultado.
No geral a prospecção outbound é mais direcionada para vendas B2B, sendo possível gerar resultados no curto, médio e longo prazo.
Criar um sistema consolidado fortalece sua marca?
Uma marca é mais do que apenas um logotipo, uma identidade visual ou um nome. É um conjunto de sentimentos e experiências que seu público obtém e cria a partir dos produtos ou serviços que você fornece.
Esse processo geralmente é pessoal e todos entendem sua marca de uma maneira diferente. Essa visão estará sempre baseada na formação social, cultural e econômica de cada um, principalmente na experiência que tiveram com o seu empreendimento.
Por isso uma estratégia de marca é essencial. O outbound marketing é um processo de prospecção baseado em perfis de clientes ideais, a fim de garantir a sua marca seja recordada no momento de uma compra.
Considerações finais
O marketing de saída é sem dúvida uma ótima opção para potencializar as vendas de qualquer empresa. Porém, precisa ter um processo claro e conhecer as principais métricas para medir a eficiência.
Para fazer a escolha certa, portanto, você terá que entender seu modelo de negócio e o tipo de produto a anunciar, e também deve-se considerar que o Outbound marketing muitas vezes requer investimento.
Obviamente, nada impede a possibilidade de combinar as duas estratégias, Inbound Marketing e Outbound Marketing, para poder perseguir objetivos distintos, mas complementares.
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