Talvez já tenha ouvido falar sobre persona dentro do marketing digital, mas pode não compreender a sua importância ou o conceito totalmente. A persona é uma peça vital de toda estratégia de marketing digital e dita o seu sucesso ou fracasso.
No post de hoje, vamos apresentar o conceito de persona e explicar porque é tão importante. No final, vai perceber como é impossível trabalhar sem uma persona.
A persona é uma peça vital de toda estratégia de marketing digital e dita o seu sucesso ou fracasso.
Então, afinal, o que é persona?
Persona é a representação do seu cliente ideal dentro do marketing digital. Essa representação deve ser totalmente convincente, portanto precisa ter nome, idade, informações pessoais, costumes, gostos, desgostos, desejos, dores, medos e anseios, entre outras características.
Quanto mais detalhada for a persona, melhores serão os resultados das suas estratégias digitais. Isso reflete-se diretamente nos seus investimentos, no tempo dedicado a cada ação e na facilidade de lidar com as decisões.
Com a persona, fica muito mais fácil saber o que fazer, quando fazer, qual o produto/serviço a oferecer e de que forma se deve comunicar.
Persona x público-alvo
Existe uma diferença entre persona e público-alvo. O público-alvo é uma massa generalizada da população que se considera que tem probabilidade de comprar os seus produtos/serviços. Por exemplo, podemos dizer que o público-alvo de todos os postos de combustível são todas as pessoas que têm automóvel.
Já a persona é bem mais específica, levando em consideração cada tipo de pessoa que possui um automóvel para definir qual é o tipo de cliente que mais compra neste posto.
Por isso, utilizar uma persona em vez de usar um público-alvo é muito mais vantajoso. A empresa deve sempre dar prioridade à segmentação específica.
Veja agora por que a persona é tão importante
Segmentação de negócios
A segmentação de negócios é a direção geral que a sua empresa toma. Por exemplo, se tem uma loja de instrumentos musicais, é necessário saber se se deve focar mais em instrumentos de cordas ou de teclas.
A segmentação de negócio pode parecer limitadora em certos momentos, mas na verdade é precisamente o contrário. Os clientes vão saber onde procurar o que precisam se você oferecer uma visão específica do negócio.
Desta forma, vai atrair quem realmente tem interesse em comprar os seus produtos/serviços. Quem não tem interesse ou está na dúvida, fica em segundo plano, dando espaço às vendas certas.
Direcionamento de redes sociais
As redes sociais são uma poderosa ferramenta de vendas e a maioria das empresas já descobriu isso. Entretanto, agir nas redes sociais sem uma persona é um tiro no pé. Além de não engajar os utilizadores nos posts, torna-se uma grande perda de tempo.
A importância da persona para o marketing digital aparece no direcionamento das redes sociais. Fica muito mais fácil saber o que postar, quando, como e com qual linguagem quando se sabe exatamente quem é o seu cliente e como atraí-lo.
Planeamento de conteúdo
O mesmo princípio aplica-se também ao seu blog. Se não o direcionar, ele nunca vai crescer. Quando usa a persona para seguir uma linha de conteúdo e um planeamento, que chamamos de funil de vendas, o resultado torna-se certo.
Quando o seu blog segue um direcionamento, ele começa a atrair cada vez mais utilizadores. Estes, começam a interagir mais com cada post, acedendo aos links e aos chamados “Call to Action”.
Depois de pouco tempo, você torna-se uma referência e começa a ser procurado pela sua persona com mais frequência, o que pode resultar em um aumento nas vendas de forma natural.
Retorno sobre investimento
O marketing digital é um investimento. É preciso investir para que as estratégias sejam colocadas em movimento e haja um retorno em forma de vendas. Se não existirem vendas, o retorno sobre este investimento não chega.
Podemos, então, observar a importância da persona para o marketing digital. Com uma persona bem definida, o seu retorno sobre investimento será maior e mais garantido. Sem a persona, vive-se na incerteza de estar a seguir o rumo certo ou não.
Aumento nas vendas
O objetivo principal de toda estratégia de marketing digital é somente um: vender mais. Com a ajuda de uma persona, isso torna-se muito mais fácil. Até aqui, percebeu como a persona é importante para o marketing digital por vários fatores. O fator final é simplesmente o resultado.
Se a empresa não trabalha com uma persona, esta não será procurada especificamente por quem tem interesse no seu negócio, e sim de forma geral. Ao observar isso numa estatística, a densidade de compra é o que importa.
Mais vale ter 15 clientes dentro da sua persona e 10 comprarem, do que ter 50 pessoas no público-alvo e somente 9 comprarem.
Podemos, então, observar a importância da persona para o marketing digital. Com uma persona bem definida, o seu retorno sobre investimento será maior e mais garantido. Sem a persona, vive-se na incerteza de estar a seguir o rumo certo ou não.