Youtube ADS | O que é e como utilizar para alcançar o sucesso

Com sua grande presença em todo o mundo e uma base de usuários apaixonados por vídeos, não é surpresa que o YouTube tenha se tornado uma plataforma essencial para estratégias de marketing online. 

Anunciar no YouTube é agora uma tática crucial para empresas que desejam alcançar um público amplo e envolvido, construindo uma presença online sólida. Vamos descobrir juntos como o marketing no YouTube se tornou fundamental para o sucesso das empresas na era digital.

O que é Youtube ADS

O Youtube ADS é uma forma paga para as empresas divulgarem seus anúncios na plataforma do YouTube. Esses anúncios são inseridos no meio dos vídeos, permitindo que os usuários os vejam. Com essa opção de anúncios direcionados, é possível atingir exatamente o público desejado.

Ele faz parte do Google ADS, onde as empresas podem planejar suas campanhas, configurar o público-alvo, definir o orçamento e acompanhar as métricas. Essa ferramenta é amplamente utilizada e proporciona uma abordagem diferenciada para as marcas que a adotam.

Quais vantagens de anunciar no Youtube ADS?

Segundo a pesquisa State Of Marketing Report de 2020, da HubSpot,  foi constatado que os vídeos foram o formato mais usado nas estratégias de conteúdo, à frente, inclusive, de blogs e infográficos.

A HubSpot, divulgou outros dados referentes ao marketing:

  • 87% disseram que vídeos ajudaram a aumentar o tráfego nos sites;
  • 80% afirmaram que as peças tiveram uma influência direta nas vendas;
  • 83% apontaram que Youtube traz bons resultados;
  • 83% planejam usar o Youtube futuramente.

A pesquisa também mostrou que a plataforma conta com 2 bilhões de usuários mensais, que consomem mais de 1 bilhão de horas de conteúdo a cada dia.

Quais os tipos de anúncios do Youtube?

O Youtube possibilita a veiculação de diversos formatos de anúncios, com duração variada e para diferentes objetivos. Assim é possível criar o anúncio ideal para lembretes, ofertas, promoções, lançamentos, vendas, etc. durante ou no início do vídeo.

1 – Anúncio breve

Anúncio breve ou Bumpers são de curta duração, de seis segundos ou menos, exibidos antes do conteúdo desejado, inclusive, aparecendo no meio de um vídeo.

Para o anúncio ter um impacto positivo, é importante ter cuidado ao usá-lo, pois pode interromper a experiência das pessoas que são o público-alvo. Por isso, a equipe responsável pela criação do anúncio precisa ser muito criativa e encontrar maneiras de prender a atenção dos espectadores.

Esse tipo de anúncio é cobrado por cada mil visualizações, seguindo o CPM (custo por mil). Embora esse modelo garanta que os usuários assistam ao anúncio completo, não há garantia de que eles irão realizar uma ação específica após vê-lo.

As principais características desse anúncio são:

  • Vídeos de no máximo 6 segundos, sem opção de pular;
  • CPM – O anunciante paga cada visualização;
  • Meta – Alcance e reconhecimento de marca;
  • Youtube e parceiros Google (sites e apps).

2 – Anúncio in-stream

O Anúncio in-stream é um pouco mais longo e aparece no início ou no meio do vídeo. Você tem a opção de escolher entre anúncios que podem ser ignorados ou não. Os anúncios ignoráveis podem ser pulados após 5 segundos para continuar assistindo ao conteúdo, enquanto os não ignoráveis precisam ser assistidos por completo.

A cobrança é feita com base no CPV (custo por visualização). Isso significa que o anunciante paga apenas se o anúncio for exibido por pelo menos 30 segundos, ou menos tempo no caso de anúncios mais curtos.

Esse tipo de anúncio pode ser classificado em duas categorias: 

– Anúncio In-stream pulável

  • Até 5 segundos não pode pular;
  • CPV – Custo por Visualização, só paga por quem assiste completo ou interage clicando;
  • Metas – Vendas, Leads, Tráfego do site, alcance e reconhecimento e consideração de produto ou marca;
  • Aparece antes, durante ou depois do vídeo;
  • Youtube e parceiros Google (sites e apps).

– Anúncio In-Stream não pulável

  • 15 segundos no máximo e não pode ser pulado;
  • CPM – Paga toda vez que exibe;
  • Meta – Alcance e reconhecimento de marca;
  • Youtube e parceiros Google (sites e apps).

3 – Anúncio de vídeo Discovery

Os anúncios de vídeo discovery são chamados assim porque estão relacionados à descoberta de conteúdo. Eles podem aparecer na tela de busca quando você procura por palavras-chave.

Esses anúncios também são exibidos nas recomendações de vídeos relacionados. Você pode identificá-los pelo ícone amarelo com a palavra “Anúncio”, o que indica que se trata de publicidade.

O vídeo aparece nos resultados de pesquisa, ao lado do vídeo reproduzido na página inicial do YouTube em dispositivos móveis. Também é exibido junto com outros vídeos relacionados à campanha. A cobrança é feita quando o vídeo é visualizado ou quando alguém clica na miniatura como anúncio. 

4 – Anúncios de masthead

O Masthead é a parte superior da página inicial do YouTube. Para anunciar nessa posição, é necessário enviar o anúncio para um representante de vendas do Google, que levará cerca de 48 horas para avaliar.

Esse formato é ideal para promover um novo serviço, produto ou alcançar um grande público em um curto espaço de tempo, como um evento de vendas.

A cobrança pode ser feita com base em um custo fixo por dia (CPD) ou no custo por mil impressões (CPM). Trabalhe com a equipe de publicidade do Google para receber estimativas e definir metas de visualizações para suas campanhas.

5 – Anúncio de vídeo action

Esse formato permite que você explore um catálogo de produtos, veja os preços e faça suas compras com facilidade.

Ele foi criado em 2020, em resposta à pandemia do coronavírus. Com o fechamento de várias lojas, os comerciantes precisaram se adaptar e encontrar formas de impulsionar suas vendas no ambiente digital.

Você pode encontrar esse tipo de anúncio no feed da página inicial, na exibição de vídeos e até mesmo em aplicativos parceiros do Google.

Como escolher o anúncio ideal

O Youtube oferece diversas opções de anúncios, mas qual deles é o ideal para atingir meus objetivos?

No próprio Youtube, você receberá orientações para fazer a escolha certa. Ao criar uma campanha, você poderá selecionar entre opções como vendas, potenciais clientes, tráfego para o seu site, fortalecimento da marca, aumento do alcance e notoriedade, promoção de aplicativos, ou até mesmo criar uma campanha sem uma orientação específica.

Ao indicar o seu objetivo, a plataforma mostrará as opções mais adequadas. Lembre-se de considerar as características e recomendações de cada tipo de anúncio, considerando o que explicamos anteriormente.

Como criar um anúncio no Youtube

Para conseguir anunciar no Youtube é necessário:

Ter uma conta no Gmail é o primeiro passo. Após estar logado em sua conta, é necessário criar um canal no Youtube e se cadastrar no Google Ads. Com essas contas configuradas, você já pode começar a anunciar imediatamente. Veja um guia simplificado para criar sua primeira campanha:

  1. Faça upload do vídeo

Envie o vídeo que será usado na campanha. Clique no ícone da câmera no canto superior direito da tela e selecione “Enviar vídeo”.

  1. Crie uma campanha no Google Ads

Vá para a aba “Campanhas” e clique no botão “+” para criar uma nova campanha. Selecione a opção “Vídeo”.

  1. Configure a campanha

O Google solicitará algumas informações básicas da campanha, como nome, orçamento diário ou total, data de início e fim. Na seção “Redes”, marque a opção “Vídeos do Youtube” e defina a segmentação por idioma e localização geográfica.

Defina o valor a ser investido na seção de lances. Escolha também os dispositivos e sistemas operacionais onde os anúncios serão exibidos. Defina um limite de frequência e salve as configurações.

  1. Crie os anúncios

Dê um nome ao grupo de anúncios e segmente ainda mais o público-alvo especificando palavras-chave, tópicos e canais.

Informe a URL do vídeo no Youtube e selecione o tipo de anúncio. Adicione um link para que os usuários possam acessar mais informações. Escreva um CTA (call-to-action) e um título. A pré-visualização mostrará como ficará o anúncio finalizado.

Pronto! Agora seu anúncio está pronto para ser veiculado

Conclusão

Investir em anúncios no YouTube e explorar todas as opções de campanhas online é essencial para empresas que desejam se destacar no mercado. É importante estar presente onde o público está, e o marketing digital desempenha um papel fundamental nisso. Cada vez mais pessoas estão conectadas e essa tendência só cresce.

Para obter resultados positivos com seus anúncios no YouTube, é fundamental contar com uma equipe especializada. Recomendamos contratar profissionais experientes em marketing. Entre em contato com a equipe da 23A Digital para mais informações e garantir o seu sucesso

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