O que é Clique Inválido no Google Ads?

Abrir sua campanha do Google Ads e deparar-se com o termo “Clique inválido” pode ser algo assustador. Trata-se de uma ferramenta que identifica cliques que por algum motivo são considerados como ilegítimos, cliques indevidos feitos no seu site ou anúncio. 

Esses cliques inválidos podem ser feitos através de cliques manuais de alguém mal intencionado para aumentar o seu custo com publicidade, fazer com que os seus anúncios parem de aparecer ou reduzir a sua verba. Acredite, isso já aconteceu muito, tanto que o Google teve que agir e criar uma ferramenta de bloqueio automático a esses cliques. 

Existem até programas ou robôs que promovem esses cliques, para tentar prejudicar os anunciantes de alguma forma. O Google analisa nos cliques do seu anúncio o horário, cliques duplicados e padrões de cliques para eliminar qualquer tipo de clique inválido que existir.

Os cliques inválidos na sua maioria acontecem em anúncios da Rede Display, que são aquelas publicidades que aparecem nos sites. Os proprietários dos sites “alugam” espaços da página, para que os anúncios apareçam, e capitalizam em cima dos cliques gerados. 

É importante salientar que, se for identificado o clique inválido, o Google pode reembolsar o valor que foi convertido antes. 

Como visualizar os cliques inválidos na sua conta?

Agora que já sabe o que são, é muito importante saber como ativar no relatório a coluna de cliques inválidos, para assim, avaliar melhor como andam os cliques da sua conta e se necessário, implementar alguma estratégia para bloquear essa ação.

Passo 1: Na tela principal do Google Ads, no menu lateral esquerdo, clique na aba Campanhas.

Passo 2: Clique no ícone “Colunas” e em “Modificar Colunas”.

Passo 3: Na aba “Desempenho”, selecione as caixas de “Cliques Inválidos” e “Taxa de Cliques Inválidos”, clique em “Aplicar”.

Como pode ajudar a evitar estas atividades inválidas?

É necessário utilizar as ferramentas do Google, como o Google Analytics e entender o seu tráfego nos anúncios. Ao fazer isso, o controlo dos seus anúncios vai ser muito maior. Outro ponto importante, é não clicar nos seus próprios anúncios, muitas vezes o Google identifica esse tipo de movimentação como inválida também. 

Outra forma de evitar os cliques inválidos é bloquear o IP do utilizador que faz os cliques inválidos. Trata-se de um meio de identificar o dispositivo que está a aceder ao seu site e ao seu anúncio. Essa funcionalidade de identificação do IP é muito útil, pois assim consegue entender melhor a performance do seu anúncio e as reais conversões no seu site. 

Como funciona o bloqueio de IP?

Para fazer o bloqueio, primeiro é preciso ter acesso ao IP que está a fazer as ações inválidas, para conseguir essa informação é preciso ter contato com o serviço de hospedagem do site, por lá é feito o registo de todos os acessos. Sendo assim, é preciso ter uma ideia dos horários em que acontecem e solicitar os IP ‘s que realizaram ações naquele momento. 

É muito importante entender que, além dos seus concorrentes acederem ao seu site e gerarem cliques inválidos, existem algumas coisas que você pode fazer melhor para mudar esse cenário. 

Analise os seus botões de ação, eles estão direcionados para o lugar correto? O site está leve para a navegação? Seus formulários e chamadas estão objetivos e com a informação correta? Nem sempre a culpa é do concorrente. 

Estes elementos bem estruturados e bem implementados tendem a diminuir a taxa de cliques inválidos. 

Para que os seus anúncios tenham um bom rendimento é importante que quem os realize seja especialista nessa área. Contratar um serviço especializado é imprescindível para alcançar mais resultados. Entre em contato com a equipa da 23A Digital para obter melhores conversões nas suas campanhas!

Passo a passo para bloquear IP no Google Ads

Para fazer a exclusão de um IP, primeiro é necessário já saber o IP que deseja excluir e fazer os passos a seguir:

Passo 1: Na tela principal do Google Ads, no menu lateral esquerdo, clique na aba “Campanhas”.

Passo 2: Clique em “Configurações” e em “Configurações de Campanha”, selecione a campanha a qual deseja excluir um IP.

Passo 3: Na tela de configurações de campanha selecionada, clique em “Configurações adicionais” e depois clique em “Exclusões de IP”.

Passo 4: No caixa de texto, escreva o IP que deseja excluir e clique em salvar.

Atenção! Nem sempre são cliques inválidos.

São considerados cliques inválidos os cliques internacionais ou provenientes de softwares suspeitos. Essa invalidez, torna possível o estorno sobre o investimento do anunciante, que não é prejudicado ao ser vítima de cliques mal intencionados. 

Para o Google, é muito importante manter a segurança e um cenário propício para bons resultados, pois isso faz com que cada vez seja mais seguro e com que mais pessoas passem a anunciar nesta plataforma.

Interessante mencionar que cliques que não agregam ao anunciante como dois cliques seguidos e cliques feitos por robôs ou sites fraudulentos, também são invalidados.

Gostou? Compartilhe!

plugins premium WordPress

Procurando uma agência de Marketing Digital?

Veja 9 fatores essenciais para fazer a melhor escolha.