Saiba o que é conversão no Marketing Digital

Trata-se de um termo usado no marketing digital para indicar uma ação por parte de quem acessa o seu site. Essa ação pode ser uma compra, uma inscrição em newsletter, um e-book ou até mesmo visualizar uma página. O que vai determinar a conversão é você em sua estratégia de marketing digital. 

Sendo assim, a conversão é uma maneira de entender se seus métodos utilizados no marketing estão dando certo.

Por que é importante mensurar conversões?

Analisar as conversões é importante para saber se sua estratégia de marketing está funcional ou não. Com as conversões você pode também realizar vários ajustes finos com intuito de potencializar o que está dando certo.

Tipos de Conversão

As conversões podem ser definidas por você e temos diferentes tipos:

Cliques no anúncio

Essa conversão é medida através da quantidade de cliques obtidos em seus anúncios.

Preenchimento de Formulários

Neste formato as conversões são determinadas pelo volume de formulários preenchidos no website, landing page ou anúncios de formulários 

Vendas no website ou "balcão"

Contabilizado por compras realizadas no website ou na loja física.

Acessos no website ou determinada página

O número de pessoas que entraram em seu site/página/blog, ou seja, o montante total de acessos.

Visualização de página até o final (scrool)

O número de pessoas que acessaram o website e rolaram até a parte final da página

Como são capturados os dados de conversão

As tags de conversão são marcadores instalados nos sites que e têm como principal função registrar o acesso dos visitantes e os resultados das conversões. Esses marcadores são grandes auxiliares das equipes de marketing, auxiliando na análise de métricas, resultado de campanhas e ações.

Com as tags é possível analisar o tempo que os usuários passaram na página, quais ações executam, em qual momento saíram. Isso ajuda muito para entender os problemas do seu funil de vendas e melhorá-lo diariamente.

Principais Tags de monitoramento

Tag Manager

Essa tag é fundamental para criação da segmentação de campanhas de anúncios do Google Ads e é usada para acompanhar cada conversão.

                              Clique aqui para ir ao site do tag manager

Google Analytics

Essa ferramenta registra dados como data, horário, região e qual tipo de dispositivo o site foi acessado. É fundamental para entender o público que acessa o seu site.

                            Clique aqui para ir ao site do Google Analytics

Pixel Facebook

O pixel é um código extraído do Facebook e inserido no site. Essa ferramenta possibilita o rastreamento completo das ações dos usuários dentro da sua página.

                            Clique aqui para ir ao site do Pixel Facebook

Google Search Console

É uma ferramenta integrada ao Analytics. Os relatórios dessa ferramenta são responsáveis pelas informações sobre o tráfego de pesquisa orgânica, como o número de vezes em que site aparece nos resultados, engajamento, taxas de conversão e rejeição.

                       Clique aqui para ir ao site do Google Search Console

Como Calcular a Taxa de Conversão

Para entender se os métodos que está usando para converter acessos em leads está dando certo, existe uma conta para ser feita e se trata de um cálculo bem simples.

Vamos supor que você tenha esses números:

* Visitantes: 5.000

*Conversões: 50

Para fazer o cálculo das conversões é só dividir o total de conversões pela quantidade de visitantes. Sendo assim, 50/5.000 = 1% de conversões.

Mesmo sendo uma conta fácil, não é necessário fazer ela manualmente. A própria ferramenta Google Analytics consegue fazer esses cálculos e lhe dar a taxa de conversão certa. 

Como Otimizar a taxa de conversão

Para otimizar sua taxa de conversão você deve ter em mente que está oferecendo um serviço essencial a quem procura. Sendo assim, é importante a oferta não deve ser apenas de um produto, mas sim de uma solução para alguma dor ou mesmo uma transformação de vida.

Landing Pages

Landing pages ão páginas especificas desenvolvidas para obter ações de conversão bem objetiva. Exemplo comum é capturar o e-mail. 

Otimize e teste Os CTAs (botões de ação) da sua página

Call to action significa chamada para ação. Esse é o convite final que o lead recebe para converter. Só com essa frase deu para entender a importância de um bom CTA, não é mesmo?

Por isso é preciso inserir o CTA em ponto estratégico e na hora certa. Outro detalhe importante é sobre a cor dos botões de CTA, algumas cores convertem mais que outras.

Gatilhos Mentais

Ter uma boa conversão exige uma boa persuasão. Os gatilhos mentais despertam a curiosidade e prendem a atenção das pessoas, por isso são muito utilizadas em landing pages.

Remarketing

Nessa função o cliente que comprou ou não realizou uma ação irá  receber e-mails e anúncios novamente om intuito de finalizar. Uma poderosa ferramenta de ‘’lembrete’’ e as pessoas podem voltar ao site e converter.

Público Alvo – Persona

Para converter é necessário conhecer o público e ter as personas bem desenhadas. Todas as comunicações devem ser pensadas para o seu público-alvo, daí a importância de conhece-los bem.

Conclusão

Conversão é a base do sucesso de qualquer negócio, seja ele off ou online

Existem inúmeras estratégias e ferramentas para administrar as ações no marketing digital. Utilizadas de maneira correta elas podem transformar o seu negócio.

Se você estiver precisando de ajuda, pode contar com a equipe da 23A Digital. Estamos aqui para auxiliá-lo em todo o processo com o posicionamento no google, tornando tudo mais fácil e humanizado para você.

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