O que é o Google Search Console?

O Search Console tem ferramentas e relatórios que o ajudam a encontrar problemas no seu site e resolvê-los rapidamente para que as pessoas certas o encontrem. Ao disponibilizar este serviço de forma gratuita, o Google procura melhorar a qualidade das próprias publicações, melhorando assim a experiência do utilizador.

A ferramenta auxilia no aumento da velocidade de carregamento da página, em entender de onde vem o tráfego, a identificar e corrigir os defeitos do código HTML, a impulsionar os links internos, nas mudanças no SEO, o que acaba por auxiliar no ranking dos seus conteúdos.

Quais são as funcionalidades do Google Search Console?

O Search Console consegue proporcionar uma visão bem direcionada da sua página e trazer as principais informações contidas nela, com estes dados é possível saber se existem problemas com a indexação das páginas pelo Google, se o site foi hackeado ou tem malware, se há necessidade de melhorar a tag e como está o tráfego.

Com isto em mente, podem-se observar alguns princípios desta ferramenta, que vão além de qualquer mudança de design ou funcionalidade.

Neste artigo iremos conhecer as principais funcionalidades do Google Search Console e para que servem.

Aspectos de pesquisa

Esta parte mostra como o Google está a ler as suas páginas, com títulos, descrições, imagens e outros aspectos. A ferramenta vai mostrar todos os dados de navegação do utilizador e como ele se comporta nas suas páginas. Assim, vai conseguir entender onde estão as suas maiores vantagens e os seus principais erros. Quanto aos aspectos de pesquisas, existem dois tipos de erros principais:

  • Campo ausente: Não indicar o autor, ou título do artigo;
  • Melhor ou pior avaliação ausente: Não mencionar as avaliações dos produtos presentes no seu site.

 

Esta ferramenta auxilia no marcador de dados estruturados, melhorias na HTML, links direcionados para o site e páginas aceleradas para dispositivos móveis.

Tráfego de pesquisas

Neste relatório é possível indicar informações detalhadas do tráfego no seu site. Esta ferramenta fornece números sobre total de cliques, total de impressões, CTR médio e posição média. Nessa parte é possível identificar os search analytics, links para o site, links internos, ações manuais, segmentação internacional e facilidade de uso em dispositivos móveis.

Google index

Apresenta páginas indexadas no Google, as que acabam por ser bloqueadas por robôs e as que, por algum motivo, foram removidas.

Esta ferramenta tem funcionalidade de status do índice, recursos bloqueados, remover URLs, erros de rastreamento, estatísticas de rastreamento, procurar como o Google, testar Robots.txt, sitemaps e parâmetros de URL.

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