Saiba qual a diferença entre domínio e hospedagem

Se você está pensando um website para sua empresa, certamente já cruzou com esses dois termos Domínio e Hospedagem. Eles são conceitos básicos no desenvolvimento de sites e você precisa entender a diferença.

Enquanto um diz respeito à URL, o endereço do seu site, o outro é a plataforma que permite que ele apareça e permaneça online para os usuários. Vamos entender melhor?

O que é um domínio?

Chamamos de domínio o endereço que aparece na barra de navegação com o nome do site que você está acessando. Também é conhecido como URL.

Para ficar mais claro, aqui vai um exemplo. O domínio do Google é: google.com.

O domínio do YouTube é: youtube.com.

Já o da 23A Digital é: https://23a.com.br/

O domínio é acompanhado de uma ou mais extensões. Geralmente, a extensão mais comum é.com, mas existem ainda outras, como.net.tv.co, etc. Há ainda as extensões que indicam o país ou região, como o.br que indica sites brasileiros.

Domínios são como o DNA humano. Nenhum é idêntico ao outro. Assim, sempre que você digitar um domínio na barra de endereços, você vai parar exatamente no site que utiliza aquele domínio.

Como faço para adquirir o domínio “.com.br”

Para Registrar o domínio ”.br” você precisa acessar o site do Registro BR. Ele é o distribuidor oficial das “Urls” .com.br.

Para contratar siga os seguintes passos: 

  1. Acessar o website https://registro.br e realizar uma consulta sobre a disponibilidade.
  2. Realizar o cadastro e efetuar a compra do domínio. 
  3. Após a contratação basta direcionar para sua hospedagem e cadastrar os e-mails. 

Como faço para adquirir o domininio ``.com´´

Para Registrar o domínio ”.com” existem vários websites que fornecem. Segue abaixo alguns deles: 

O que é Hospedagem?

Hospedagem é um serviço que possibilita que o site permaneça online. Pense um cinema nela como, e nos domínios como os filmes. Não basta que um filme seja produzido e existir. Ele precisa ser exibido em algum lugar, certo?

Então, os cinemas exibem os filmes, tornando possível que eles sejam acessados pelo público. A hospedagem é para os sites o que o cinema é para os filmes. Em outras palavras, ela pega um site que já existe e o torna visível na internet.

Sem a hospedagem, qualquer pessoa que tentasse acessar o site receberia uma mensagem de erro em seu navegador. Isso quer dizer que a hospedagem está offline.

É obrigatório hospedar um site para ele aparecer online, ou nenhum usuário poderá interagir com ele. A hospedagem é feita a partir do domínio do site. Então, quando você cria um site, primeiro deve escolher o seu domínio, para depois enviar este domínio para sua hospedagem.

Uma informação importante: a hospedagem é, normalmente, um serviço cobrado mensalmente. Existem planos trimestrais, anuais ou até mesmo com 2 ou 3 anos de hospedagem por um preço mais baixo, mas essencialmente, você estará pagando por cada mês que seu site ficar no ar.

Dicas para você escolher o domínio ideal

1) Escolha um domínio fácil de compreender

É sempre aconselhável que o seu domínio não tenha palavras difíceis, desconhecidas ou muito longas. Assim, quando você disser seu domínio em voz alta, as pessoas poderão compreender imediatamente qual é.

2) Escolha um domínio fácil de digitar

O mesmo princípio vale para a escrita. Se você criar um domínio cheio de palavras estranhas ao nosso idioma ou muito exóticas, isso pode dificultar a digitação. Além disso, URLs amigáveis ganham pontos a mais em uma busca no Google, por exemplo.

3) Vasculhe os concorrentes

Antes de comprar um domínio, faça uma busca na internet pelo domínio pretendido e verifique outros semelhantes que já existam. Pode ser uma boa ideia tentar não comprar um domínio que seja muito como um concorrente, ou você pode direcionar os usuários incorretamente por acidente.

4) Adéque seu domínio à marca do site

Todo site existe para representar uma marca. Sendo assim, tente ao máximo escolher um domínio que represente a sua marca. Se você quer fazer um site para uma pizzaria, tente colocar no domínio o nome da pizzaria, acompanhado ou não de palavras relacionadas ao ramo de atividade.

5) Procure utilizar URL curta

pizzariadadonavera.com.br pode não ser um bom domínio. Além de ser muito longo, é um pouco confuso. Tente criar URL mais curtas e representem melhor a sua marca. Seguindo o exemplo, esse URL poderia ser: verapizzas.com.br, ou verapizzaria.com.br.

Você consegue encontrar diversas plataformas vendendo domínios e hospedagens. Nossa dica é nunca comprar na primeira que você encontra. Avalie, compare os preços, os benefícios e as validades antes de fazer sua aquisição.

Se interessou pelo conteúdo e quer otimizar o marketing na sua empresa? Entre em contato com a 23A digital para saber mais

Gostou? Compartilhe!

plugins premium WordPress

9 Fatores essenciais para escolher uma Agência de Marketing Digital