4 dicas para melhorar o posicionamento da sua empresa no Google!

Não é segredo que o  Google é a principal ferramenta de busca para os usuários que desejam procurar empresas, serviços entre outras informações. 

O Google é responsável por 94% de todo o tráfego orgânico da Internet.

Algumas estratégias são essenciais para qualquer negócio conseguir alcançar os primeiros lugares no ranqueamento do Google, ou seja, aparecem com maior destaque nas pesquisas dos internautas. Dentre as medidas mais importantes, nós da 23A separamos algumas dicas que todo empreendedor precisa ficar de olho.  

Confira:

1 - Otimize seu Website

Tempo para obter resultados – Médio prazo

O objetivo do Google é entregar as melhores respostas aos usuários/pesquisadores. Significa que seu website precisa ser a melhor resposta para os seus produtos e serviços para quem pesquisa. Veja abaixo alguns critérios adotados pelo Google para posicionar o website nos buscadores:

Utilize Palavras chaves relacionadas às pesquisas

Se você trabalha com algum produto ou serviço que tenha vários termos técnicos mas seus usuários utilizam palavras para pesquisar de maneira mais “simples” você precisa adequar a comunicação do seu website. 

*Dica de ferramenta – O Gerenciador de Palavras-chave do Google Ads

Você consegue pesquisar várias palavras-chave, termos e saber de fatos se as Keywords que utiliza realmente tem volume de pesquisa na sua região.

Melhore a usabilidade do seu website

Vou te fazer algumas perguntas:

  1. Você sabe quanto tempo os usuários ficam em cada página do seu site?
  2. Qual a página de entrada?
  3. Qual a página de saída?
  4. Se “aquele botão de ação está funcionando”?
  5. Qual a taxa de rejeição?

O Google entende se o seu website está sendo “útil” aos usuários analisando essas e outras métricas mais. 

Otimizar o layout das páginas e personalizar irá fazer com que os usuários fique mais tempo, interagindo com seu website e consequentemente o Google entenderá que ele é uma boa resposta para o que estava procurando.

Dica de ferramenta:

  • Google Analytics – Principal plataforma de métricas de comportamento dos usuários. 
  • Hotjar – Ferramenta que grava tela dos usuários e mapeia as principais pontos de acessos no website.

Otimize a velocidade de abertura

PageSpeed Insigths do Google

Provavelmente quando você acessa um website e ele demora mais de 2 segundos para abrir, você fecha e procura outro resultado. Correto?

Você e nem o Google gosta! Por isso seu website precisa atingir o máximo de velocidade de navegabilidade. Para isso acontecer, seu website precisa ser otimizado em vários “setores”:

  • Hospedagem (banco de dados)
  • Tamanho das imagens
  • Excluir páginas pouco relevantes e sem acessos.

Dica de ferramentas:

  • PageSpeed Insigths- Ferramenta gratuita do Google que você pode testar a velocidade do website. Totalmente grátis!

Configure corretamente Meta Tags e Meta Description

Exibição das tags de título e descrição no Google

Cada página do seu website precisa ser otimizada para as pesquisas. São elas que aparecem em destaque nas pesquisas quando os usuários efetuam as pesquisas no Google. 

Personalizar as Tags e Descrições do seu website individualmente conforme as informações da página correspondente é extremamente relevante para melhorar o posicionamento do seu website.

*Dica de ferramentas:

  • Worrank – Você pode instalar em seu navegador e realizar pesquisas por páginas individuais.
  • Google – Utilizando na pesquisa do Google o comando site:”meudominio” o Google exibirá todas as páginas indexadas, tags de título e tags de descrição.

2 - Invista no Google Ads - Links patrocinados

Tempo para obter resultados – Médio prazo

Gestão de campanhas Google Ads

O Google ADS é a plataforma do Google para realizar anúncios nas pesquisas, sites parceiros e Youtube. Sem dúvida é a maneira mais rápida e uma das mais concorridas na hora de chamar atenção dos pesquisadores. Veja algumas dicas de boas práticas no Google Ads:

Foco nas palavras-chave

Lembre-se sempre “Ser a melhor resposta para os usuários”! 

Não adianta querer vender um “sofá” se você coloca nas pesquisas “estofados”. Fazer com que os anúncios correspondam ao que pesquisaram é regra básica no Google Ads.

Melhore a página de destino das suas campanhas (website ou landing page)!

O usuário que pesquisa o termo “Conserto de máquina de lavar” não quer ser direcionado para uma página que fala de “Conserto de centrífuga”. 

Dica importante!

Se estes 3 pontos abaixo estiverem em sintonia, as chances de sucesso das suas campanhas e anúncios de certo são muito maiores.

  1. Palavra Chave – “Conserto de máquina de lavar”
  2. Anúncios –  “Consertamos a sua máquina de lavar”
  3. Página de destino – www.meusite.com/conserto_de_maquina_de _lavar

*Dica de ferramenta:

  • Google Ads -Plataforma para criação das campanhas

3 - Google Meu Negócio

Escritório 23A Digital no Google Meu Negócio

Tempo para obter resultados – Curto prazo

O Google Meu Negócio possibilita que sua empresa apareça no Google para usuários que realizam pesquisas próximas a sua localização e para qualquer usuário que pesquise informações.

Porém, sua empresa precisa ser relevante para os usuários. Isso quer dizer que não adianta somente realizar o cadastro no Google My Business. Você precisa fazer com que sua empresa “Seja uma boa resposta para os usuários” (relevante). 

Veja algumas dicas para otimizar sua ficha do Google Meu Negócio:

Atualize as informações da sua ficha

Saiba como otimizar a sua empresa no Google Meu Negócio

O primeiro passo é incluir e organizar as informações da sua empresa. Preencha o máximo de informações possíveis da sua empresa. Atualize com datas de feriados e datas comemorativas.

Publique conteúdo regularmente

Publique conteúdo relevante para os usuários, fotos, novidades e promoções. Compartilhe frequentemente as atualizações da sua empresa. 

Solicite avaliações e comentários

As avaliações são como o “boca a boca online”. Solicite com seus clientes para escreverem comentários e avaliações da sua empresa. Sem dúvida contribuirá muito para a melhora do posicionamento da sua empresa no Google.

Cadastre produtos e serviços

Existe um espaço na sua ficha do Google Meu Negócio para categorizar e incluir seus produtos e serviços. Neste espaço você poderá também incluir links para as páginas correspondentes do seu website. 

4 - Crie um Blog (relevante)

Criação de conteúdo para Blog

Tempo para obter resultados – Médio prazo

Imagine quantas vezes você foi questionado por seus clientes de perguntas simples que iniciam com “Qual, O que e Como”. Pense agora quantas pessoas pesquisam por estes termos na sua cidade, estado e a nível nacional no Google.

O Blog possibilita que sua empresa seja posicionada para termos de “cauda longa” e que sua empresa possa ganhar mais visibilidade e consequentemente clientes.

4 dicas para posicionar seu blog Google

1. Seu website precisa ser otimizado

Não adianta escrever o melhor conteúdo se o seu website não está otimizado para os usuários. Utilize o primeiro tópico como base para trabalhar em seu website.

2. Crie conteúdo relevante

Escreva ou contrate redatores (A 23A Digital realiza esse serviço) que escrevam um conteúdo autêntico e que gere valor real para os usuários. 

3. Publique regularmente

Crie um cronograma e publique regularmente em seu Blog. O Google reconhece e procura dar vantagem para empresas que publicam regularmente.

4. Analise os resultados

Análise de métricas Google Analytics

De nada adianta realizar este trabalho e no final ficar sem resultados não é? Acompanhe periodicamente os conteúdos e acessos em suas páginas. Atualize regularmente as que não obtiveram bom resultado e procure melhorar cada vez mais.

*Dica de ferramenta:

  • Gerenciador de Palavras-chave do Google 

Você consegue pesquisar várias palavras-chave, termos e saber de fatos se as Keywords que utiliza realmente tem volume de pesquisa na sua região.

  • Answer The Public

Possibilita verificar termos de pesquisa para conteúdos de cauda longa e variantes de temas.

  • SEMRUSH

Ferramenta de SEO que possibilita monitorar palavras-chave, posicionamento e monitorar a concorrência.

Considerações finais

Se você chegou até aqui deve ter percebido que para posicionar sua marca no Google precisará somar várias estratégias de marketing digital para alcançar este objetivo. 

Dicas em tópicos:

  1. Realize primeiro o básico (Google Meu Negócio, crie e otimize o seu website)
  2. Diversifique os canais de divulgação nas pesquisas
  3. Caso tenha ficado confuso procure um profissional.
  4. Tenha paciência! Resultados na parte orgânica no Google podem demorar até 4 meses ou até mais para chegar.

Se você estiver precisando de ajuda, pode contar com a equipe da 23A Digital. Estamos aqui para auxiliá-lo em todo o processo com o posicionamento no google, tornando tudo mais fácil e humanizado para você.

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