Não é segredo para ninguém que uma boa estratégia de marketing pode acrescentar as vendas e atrair novos clientes.
Com o crescente investimento em marketing, empresas que buscam suporte profissional ficam em dúvida entre fechar contrato com uma Agência de Marketing Digital ou contratar um Freelancer.
E para sanar essa questão, é importante esclarecer alguns pontos cruciais sobre o trabalho e as funções de cada profissional. A seguir faremos uma reflexão sobre as principais características desses formatos de prestação de serviços.
Avalie suas necessidades
Antes de decidir, é importante ter em mente o que você espera alcançar com suas estratégias de marketing.
Pense se quer mais visibilidade para sua marca, expandir nas mídias sociais, gerar mais leads ou aumentar as vendas. Ter clareza nessas expectativas vai te ajudar a escolher o melhor caminho.
Considere também o escopo do trabalho e a complexidade das atividades de marketing necessárias. Se você precisa de vários serviços, como estratégia de conteúdo, SEO e gerenciamento de campanhas publicitárias, é importante avaliar se uma agência de marketing digital ou um freelancer têm a experiência e capacidade para oferecer esses serviços.
Orçamento disponível
Outro ponto importante a ser considerado é avaliar o seu orçamento e ter uma noção clara de quanto você está disposto a investir nessa área. Pense nos benefícios que você deseja obter com o marketing e avalie se o investimento está alinhado com as metas e objetivos do seu negócio.
Uma agência de marketing digital geralmente possui uma estrutura mais robusta e uma equipe multidisciplinar, o que pode refletir em custos mais altos.
Por outro lado, um freelancer pode ou não ter um custo menor, afinal, freelancer não significa mão de obra barata, e tudo dependerá da necessidade descrita pelo cliente.
Agência de marketing
Mas afinal, como funciona uma agência de marketing? Uma agência de marketing, assim como qualquer empresa, requer uma equipe especializada para garantir seu bom funcionamento.
Em uma agência de médio porte, a equipe geralmente inclui um Diretor, Designer, Analista de Marketing, Redator, Programador e Assistente de Marketing, embora essa composição possa variar de acordo com a especialidade da agência.
Já nas estruturas maiores, a equipe pode incluir especialistas de outras áreas, como analistas de mídias sociais, especialistas em tráfego pago e outros cargos essenciais para o funcionamento da empresa.
Como o freelancer trabalha?
Diferente de uma agência em que existe uma equipe para cuidar do cliente, o freelancer é um profissional responsável por toda a desenvoltura do projeto, do início ao fim.
Geralmente, pessoas que trabalham desse modo tem uma área de especialização, e seu foco será voltado em buscar oportunidades que condizem com sua formação ou especialização. Os projetos serão conduzidos e acordados conforme o pedido do cliente e as limitações do freelancer.
É importante ressaltar que o profissional terá outros clientes, e o prazo para entrega de trabalhos podem ser mais longos.
E qual seria a melhor escolha?
Caso seu interesse seja em prospectar clientes, aumentar as vendas e se tornar uma referência entre seu nicho, o ideal é buscar uma Agência de Marketing.
A equipe de profissionais será responsável por toda a comunicação entre empresa e cliente, trazendo as melhores opções em resolver conflitos e realizando os projetos com maestria.
Já para projetos menores, o Freelancer poderá apresentar um bom custo benefício para os negócios. Trazendo a proposta de qualidade e quantidade mesmo com um custo menor, mas claro, com suas limitações profissionais.
Por fim, ambas as opções oferecem grandes vantagens e têm muito a oferecer aos clientes. No entanto, a escolha do profissional certo para uma empresa será aquele que atenderá às expectativas e objetivos definidos pelo cliente.