Como o Dropbox cresceu usando o marketing de indicação

Há muitas vantagens em utilizar o Dropbox. Uma delas é um espaço gratuito de 2GB para guardar os arquivos, e a outra é a privacidade que ele oferece. Todos os arquivos são criptografados, ou seja, nem os operadores do servidor poderão ler seus documentos. Apenas você.

Para acessar o Dropbox você pode utilizar qualquer dispositivo que tenha um software e que se conecte à internet. .

O que é Dropbox?

O Dropbox surgiu de um contexto muito comum: quando Drew Houston (um de seus fundadores) esqueceu um pendrive num ônibus de viagem. Como ele precisava de seus arquivos, e sem a possibilidade de tê-los de volta, escreveu um código que mais tarde ganharia o nome de Dropbox

Dropbox é um tipo de serviço, parecido com a nuvem, que armazena e partilha dados e arquivos. A empresa que criou o programa oferece aos seus clientes uma rede de computadores para guardar os arquivos. Um software de armazenamento.

Assim que estes arquivos são copiados para o servidor do Dropbox, são criptografados e o dono do arquivo, tendo como conectar-se à rede de internet, poderá acessar os arquivos. É um programa utilizado por mais de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo, e mais de 100 mil são clientes da empresa. Ainda conta com 2GB gratuitos para o armazenamento de dados.

Agora que você já sabe um pouquinho, vamos explicar o que é e como a ferramenta cresceu utilizando o marketing de indicação.

Como que o Dropbox se desenvolveu com marketing de indicação?

A forma de divulgação do programa de indicação do Dropbox é muito parecida com a da Amazon, mas seus sistemas de recompensa são diferentes. Ambos exibem em suas telas iniciais o sistema de indicação e uma recompensa por eles. No caso da Amazon, a empresa oferece o mesmo prêmio para cada indicação feita. Já a do Dropbox é cumulativa.

No Dropbox são acumulados bytes, na Amazon são oferecidos voucher de 5 dólares que funcionam como desconto em produtos comprados. É lógico que se o cliente utilizar o serviço gratuito do Dropbox, ele vai querer acumular mais bytes para seus arquivos na nuvem.

É um sistema muito recompensador e caiu no gosto dos usuários. Ter seus dados bem guardados, criptografados, utilizar o serviço de forma gratuita e ser recompensado a cada indicação, vale a pena.

Marketing de indicação realmente funciona?

Também chamada de referral marketing é uma técnica utilizada na captação de clientes novos, cujo objetivo é tornar a empresa conhecida e defendida por quem utiliza seus serviços.

A arma principal dessa ferramenta é a divulgação orgânica, sem que o cliente consumidor seja forçado a fazê-la. Ele divulgará porque gosta e de alguma maneira, recebe vantagem por isso.

No caso do Dropbox, o cliente divulgador acumula megabytes e gigabytes para armazenar cada vez mais arquivos.

Um sistema de recompensa muito bom e que foge do óbvio: dar descontos. O cliente recebe algo útil para ele: mais espaço para guardar arquivos e de forma gratuita.

Não tem como dizer que a tática não funciona.

Como aplicar o marketing de indicação na minha empresa?

Para isso, tenha uma boa relação com seus clientes, planeje a campanha, escolha o tipo de recompensa de acordo com o seu público. Por fim, sempre recompense os dois pólos: tanto quem indica, quanto quem recebe a indicação.

Essa estratégia mostra que as pessoas gostam de indicar serviços de sua confiança. Use-a a seu favor.

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