O que é Persona?

No marketing, uma estratégia bem-sucedida depende de um profundo conhecimento do público-alvo. Mas como podemos entender verdadeiramente as motivações, desejos e necessidades das pessoas para criar uma conexão autêntica? É aí que entra a persona.

A persona é muito mais do que uma simples definição demográfica ou um conjunto de características superficiais. Ela é a personificação do seu público ideal, uma representação detalhada de um indivíduo fictício que incorpora todas as características e comportamentos do seu público-alvo. Criar uma persona é como dar vida a uma história fascinante, onde cada detalhe importa.

Neste artigo, vamos te apresentar o conceito de persona, explicar por que ela é tão importante e o dicas para criar a sua.

O que é persona

A persona é como uma representação do seu público-alvo. Ao analisar o perfil dos seus clientes, você consegue identificar padrões comuns na maioria deles. Essas semelhanças permitem criar personagens fictícios que servirão de base para suas estratégias de marketing.

Essa representação precisa ser fiel ao seu público real, refletindo suas verdadeiras dores e desejos. Por isso, sua persona deve ter um nome, idade, informações pessoais, hábitos, objeções, desejos, problemas, medos e aspirações, até mesmo um rosto. Quanto mais detalhada for a persona, melhores serão os resultados das estratégias. Isso influência diretamente seus investimentos, tempo dedicado em cada ação e tomada de decisões.

Com a persona definida, fica muito mais fácil saber o que fazer e como se comunicar com eficácia com seu público-alvo.

Persona X Público-alvo

No mundo do marketing, a Persona e o Público alvo são extremamente importantes. O público-alvo se refere a um grupo amplo de pessoas que compartilham características demográficas e comportamentais semelhantes. Já a persona é uma representação fictícia e detalhada do cliente ideal, baseada em dados reais.

Enquanto o público-alvo fornece uma visão geral do seu mercado, a persona permite uma compreensão mais profunda e específica do seu cliente ideal. 

Isso ajuda a personalizar suas estratégias de marketing, desenvolver mensagens mais direcionadas e criar uma conexão autêntica com seu público.

Veja agora por que a persona é tão importante

Segmentação de negócios

A segmentação de negócios é o direcionamento geral que sua empresa toma. Por exemplo, se você tem uma loja de instrumentos musicais, é necessário saber se você deve focar mais em instrumentos de cordas ou de teclas.

A segmentação de negócio pode parecer um limitador em certos momentos, na verdade, é justamente o oposto. Os clientes saberão onde procurar o que precisam se você oferecer uma visão específica do negócio.

Dessa forma, você atrai quem realmente tem interesse em comprar de você. Quem não tem interesse ou está em dúvida, fica em segundo plano, dando espaço às vendas certas.

Direcionamento de mídias sociais

As redes sociais são uma ferramenta poderosa para vendas, e a maioria das empresas já percebeu isso. No entanto, agir nas mídias sociais sem uma persona é um grande erro. Além de não engajar os usuários com suas postagens, as chances de conversão são mínimas.

A importância da persona no marketing digital é evidente no direcionamento das mídias sociais. Torna-se muito mais fácil saber o que postar, quando postar, como se comunicar e qual linguagem utilizar quando você conhece exatamente quem é seu cliente e como atraí-lo.

Ao criar uma persona detalhada, você pode adaptar seu conteúdo para atender às necessidades, interesses e desejos específicos do seu público-alvo nas redes sociais. Isso aumenta significativamente as chances de envolvimento, interação e conversões. Portanto, não subestime o poder da persona ao planejar sua estratégia de marketing nas mídias sociais.

Planejamento de conteúdo

O mesmo princípio se aplica ao seu blog. Se você não o direcionar, ele não vai crescer. Ao usar a persona como guia para criar um plano de conteúdo e um funil de vendas, você alcançará resultados garantidos.

Quando seu blog segue uma direção específica, ele começa a atrair cada vez mais usuários. Eles se envolvem com cada post, clicam nos links e respondem aos chamados “Call to Action”.

Após um curto período, você se torna uma referência e passa a ser procurado com mais frequência pelo seu público-alvo, o que pode resultar naturalmente em um aumento nas vendas.

Retorno sobre Investimento

Investir no marketing digital significa direcionar seus recursos para atrair e engajar seu público-alvo de forma eficaz. A persona é a representação detalhada do seu cliente ideal, permitindo que você crie estratégias personalizadas e relevantes.

Ao conhecer sua persona, você pode alinhar suas ações de marketing com as necessidades e desejos reais do seu público. Isso aumenta as chances de sucesso e retorno positivo sobre seus investimentos.

Aumento nas vendas

O objetivo central de qualquer estratégia de marketing digital é, sem dúvida, vender mais. E é aí que entra a persona, facilitando esse processo. Até agora, você já percebeu a importância de ter um avatar para o seu marketing, e o motivo mais significativo é o resultado.

Quando uma empresa não trabalha com uma persona, ela acaba sendo procurada de forma geral, sem especificidade para quem realmente se interessa pelo seu negócio. Mas ao observar isso por meio de estatísticas, o que realmente importa é a densidade de compra.

Ter uma persona bem definida é fundamental para atrair o público certo e direcionar suas estratégias de marketing de forma mais eficaz. Com uma persona em mente, você poderá se conectar de maneira mais precisa com seu público-alvo, aumentando as chances de conversões e vendas.

Conclusão

É melhor alcançar 15 pessoas e ter 10 delas comprando do que chamar a atenção de 50 pessoas e não converter nenhuma. Por isso, a persona, é tão importante. 

Oferecer o produto certo para a pessoa certa, no momento certo e no lugar certo é o grande desafio e segredo para o sucesso de qualquer empresa. Ao conhecer sua persona, fica muito mais fácil encontrá-la e oferecer algo verdadeiramente relevante.

Se você está ansioso para criar suas personas, mas está se sentindo um pouco perdido, entre em contato com a equipe da 23A Digital. Juntos, podemos elaborar sua persona e desenvolver a melhor estratégia de marketing para ela!

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