Dentro do marketing digital, temos muitos termos provindos do inglês que podem confundir quem está começando agora. Um desses termos é o lead. Com múltiplos significados no inglês, essa palavra é usada para dar nome as pessoas que já demonstraram interesse em algum produto.
O que é um lead?
Entende-se por lead um usuário que entrou em contato e demonstrou em algum interesse no seu produto, serviço ou conteúdo.
O lead pode chegar no formato:
- Contato telefônico
- E-mail capturado
- Comentários na publicação
- Visitantes que entraram na sua loja física
Só é um lead quem disponibiliza alguma forma de contato para você conseguir continuar o relacionamento.
Saiba como atrair leads para sua empresa na internet
Existem vários métodos para atrair novos contatos para seu time de vendas. Porém, antes de iniciar você precisar determinar qual o planejamento aplicar.
As maneiras mais comuns são:
- Campanhas patrocinadas no Google Ads
- Campanhas patrocinadas nas redes sociais
- Conteúdo de blog
- Vídeo no Youtube
Saiba o que é Lead Scoring
Lead Scoring é um termo para medir o “calor” do lead. A pontuação alta indica é o melhor momento para o time comercial tentar o fechamento de venda. O inverso acontece quando estiver baixo. Neste caso o trabalho precisa ser feito para aquecer antes de enviar ao time comercial.
Entendendo a Intenção de busca do lead
Nem todos os usuários/leads que pesquisam na internet tem a intenção de realizar uma compra. Mas mesmo assim você pode trabalhar estrategicamente para entender onde está o leads no “funil de vendas”.
Entenda o que é funil de vendas
Funil de vendas é o conceito adotado no Marketing Digital para entender qual a intenção ou situação atual de um lead. De uma maneira geral ele é separado em 3 categorias
- Topo de funil – Usuários que não sabem da necessidade e não tem intenção de compra
- Meio de funil – Usuários que sabem da necessidade, mas não estão pronto para compra
- Fundo do funil de vendas – Usuários que sabem da necessidade e estão buscando empresas para comprar
Como converter usuários de “topo de funil” para o “Fundo do funil de vendas”
A estratégia adotada no marketing digital é o “Inbound marketing´´ que constituí em criar a necessidade dos usuários por meio de material persuasivo até ponto da aquisição dos produtos ou serviço.
Dicas para gerenciar melhor seus Leads
Utilize Ferramentas para otimizar o processo
Você precisará se dedicar para cuidar da sua audiência da forma certa. Existem várias ferramentas no mercado desenvolvidas especialmente para realizar o gerenciamento de audiência (algumas delas com planos gratuitos).
Tenha regularidade
Deixar sua audiência muito tempo sem notícias suas é como pedir para que ele te esqueça. Enquanto você some, tem centenas de concorrentes aparecendo para eles. Lembre-se de construir e manter um relacionamento com a sua base
Gere conteúdo de valor
Entender qual seu público e gerar conteúdos que realmente contribuem é fundamental no seu planejamento. Caso contrário suas mensagens não serão abertas ou até mesmo causar repulsa pela sua marca.
Saiba que um lead perdido e como resgata-lo
Lead perdido é alguém que, de uma hora para a outra, parou de interagir com sua empresa. Você percebe que os e-mails não foram abertos, que não houve resposta e que nenhuma ação desse contato
Tem como recuperar um lead? Sim! Tendo em vista que, na maioria das vezes, ele tem interesse em comprar, mas não estava pronto naquele momento. Uma nova abordagem em um melhor momento pode fazê-lo lembrar de você e querer aproveitar a oportunidade. Basta saber como fazer essa abordagem, sendo criativo e dinâmico.
Conclusão
Agora sabemos o que é um lead, como conquista-los e mantê-los engajados até o fundo do funil. Sabemos também que, antes de se tornar cliente, todo consumidor é um lead entrando no funil, por isso é tão importante plantar e alimentar a sementinha do engajamento com cada um deles por meio de diversos canais.
O marketing digital é feito de diversas estratégias. Você pode se sentir perdido, mas não pode de jeito nenhum deixar de trabalha-lo.
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com a 23A Digital. Estaremos felizes em ajudar!