Dicas para administrar seu blog

Tudo o que se faz nesta área de atividade é focado em melhorar a visibilidade de uma marca e promover os produtos ou serviços. O intuito de qualquer estratégia de marketing digital é vender mais.

O blog não fica de fora disso, afinal, ele é parte vital das estratégias digitais e se você souber trabalhar com ele, consegue excelentes resultados. Para ajudar, vamos explicar agora o que fazer.

Conheça diversas técnicas para tornar o seu blog mais atraente e aumentar as suas vendas com ele.

Saiba o que é Inbound Marketing

Os blogs são canais perfeitos para a execução do Inbound Marketing, uma estratégia de atração e retenção da audiência. Em tradução livre, o termo significa marketing de atração, através dessa produção de conteúdo, as pessoas vão chegar até si, à sua marca, à sua empresa.

Neste tipo de marketing, tudo o que você faz tem o objetivo de atrair um utilizador voluntariamente até à sua marca. Para isso, a oferta de conteúdo relevante gratuita deve ser trabalhada com frequência. Num blog é possível fornecer informações em texto, vídeo, checklist, tabelas, etc.

Todo este conteúdo que ajuda as pessoas gratuitamente faz com que elas se sintam gratas e engajem com a sua marca. Essa fidelidade faz com que a pessoa o procure sempre que precisar dos seus produtos/serviços e não o concorrente que nunca a ajudou em nada antes.

Preparamos um texto completo sobre inbound marketing. Clique aqui para ver.

Funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia que serve para administrar o caminho que a sua audiência percorre (de maneira ilustrativa), desde o momento em que elas entram no funil (primeiro contato com a sua marca) até chegar ao fundo (onde a compra ocorre). Essa estratégia visa aumentar as vendas com maior precisão.

O funil possui cinco etapas, onde o utilizador entra como ‘’público frio’’ e vai descendo por elas até chegar ao fundo do funil (público quente), que é o momento ideal para fazer uma oferta.

Quanto mais no topo do funil, mais frio ele está, quanto mais próximo do fundo do funil, mais preparado está o lead para a compra. Etapas diferentes pedem conteúdos diferentes para fazer com que o utilizador avance dentro do funil de vendas.

No topo do funil está o marketing de conteúdo que vimos anteriormente, ele é responsável por atrair as pessoas, e a cada etapa do funil muda a comunicação pois a pessoa passa a conhecer-te, depois a confiar em si e daí por diante, até estar pronta para comprar.

Planeamento de pautas

É essencial planear as pautas que você vai utilizar no seu blog. Cada assunto deve estar ligado com a proposta ou tema principal da sua marca. Criar bons conteúdos constantemente é um desafio para todos os profissionais de marketing, por isso é importante estar em comunicação constante com o público e ver do que eles estão a precisar.

Além dos tópicos/assuntos, é necessário estar atento às palavras-chaves. Essas palavras são exatamente o que as pessoas estão a pesquisar e utilizando-as mais pessoas irão encontrar os seus conteúdos na internet. Existem diversas ferramentas utilizadas para verificar quais são esses termos, uma vez que você encontre os melhores, pode utilizá-los para melhorar o SEO do seu blog.

Quanto mais pessoas chegarem até si, maiores são as chances de vender.

Periodicidade

É necessário manter uma periodicidade se você quiser que o seu blog tenha sucesso. Isso porque os algoritmos dos mecanismos de busca identificam o quão frequente são os seus posts. É necessário produzir conteúdo frequentemente para aumentar a sua autoridade na internet.

Blogs que postam pouco ou com intervalos muito grandes têm baixa relevância, o que prejudica o seu desempenho nos resultados de busca. O ideal seria um post por dia ou o mais próximo disso possível. Lembre-se sempre de que o conteúdo deve ser relevante, de nada adianta soltar posts sem sentido pois não vai engajar. Às vezes menos é mais.

Essa presença e comprometimento com o blog, dá-te autoridade e faz com que os mecanismos de busca classifiquem melhor o seu domínio, aumentando as suas chances de ser encontrado e, consequentemente, fazer o seu blog vender mais.

Otimização

Para que o seu blog seja reconhecido como bom e passe a aparecer para mais pessoas é necessário trabalhar o SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para os Mecanismos de Pesquisa.

Essa otimização é feita com o uso de palavras-chaves em pontos estratégicos e também com uma estrutura específica do texto. Essas regras ‘’agradam’’ os algoritmos das plataformas de pesquisa e a partir daí este passa a aparecer para mais pessoas. E quanto mais a página é acessada, mais ela aparece.

Não é apenas a periodicidade que influencia nos resultados de uma pesquisa. Existem mais de 200 fatores que ajudam a determinar onde o seu blog aparece no Google.

Para que você seja encontrado com mais facilidade, esses fatores devem ser respeitados. Isso diz aos mecanismos de pesquisa que o seu blog apresenta maiores chances de responder às perguntas feitas pelos utilizadores. 

Qualidade no conteúdo

Não basta fazer SEO e esperar que está a administrar um blog para aumentar as vendas, é preciso prestar atenção especial ao utilizador que lê e frequenta o seu blog. A qualidade do conteúdo conta muito neste requisito. Um conteúdo de baixa qualidade, mal escrito e mal estruturado repele o utilizador, fazendo-o procurar outro site.

Além de ser ineficaz, isso gera a chamada taxa de rejeição, que é um dos fatores que influencia negativamente o seu posicionamento nas pesquisas. Por isso, agarra-se à qualidade dos seus conteúdos e, se necessário, contrate profissionais para produzi-los.

Dois pilares importantes para a qualidade do blog são a periodicidade e a qualidade dos materiais. Tenha sempre isso em mente.

Integração

Redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados e e-commerce são alguns dos exemplos que fazem com que as suas vendas disparem. Crie diversos links no seu blog que levem para o site, plataformas de vendas, etc. Essa integração faz com que as pessoas o acompanhem em mais do que um canal e você passa a ter muito mais a atenção delas.

Conclusão

Neste artigo você conheceu os principais pilares para ter um blog de sucesso e aumentar muito as suas vendas. O blog requer bastante tempo e dedicação e é necessário ter um profissional à frente dele.

Mesmo com o crescimento das redes sociais, o blog não morreu e nem vai morrer. Páginas mais robustas com conteúdos mais completos ainda são muito procuradas e são uma grande fonte de rendimento.

Além de utilizá-los para gerar mais audiência e vendas para o seu site/loja, ainda há a possibilidade de monetizar o seu blog, ganhando dinheiro com cliques/visitas e expondo publicidades de parceiros.

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